Notícias

Img

Nos dias 12 e 13, acontece, em Brasília (DF), o Seminário Internacional da Primeira Infância. O evento, realizado pelo Ministério da Cidadania, procura avaliar as políticas públicas sobre o tema, além de incentivar e ampliar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP- estará presente por meio da vice-presidente, Elizabeth Guedes, que também será debatedora no painel: Inovações – o papel da iniciativa privada. Juntamente com a diretora da United Way, Nrasil, Gabriella Bighetti; a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita e a diretora presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Mariana Luz, Elizabeth Guedes vai falar sobre “o que as empresas podem fazer pela primeira infância”.

Sobre o evento
O evento vai contar com oito painéis e a participação de representantes de vários países. Uma das palestrantes é a diretora do Programa de Implante Coclear Pediátrico da Universidade de Chicago, Dana Landau Suskind, que trará dados sobre como o cérebro se desenvolve na interação e comunicação entre o cuidador e a criança, desde o início da vida. Ela abordará o poder da linguagem no desenvolvimento infantil e de que forma é possível evitar a pobreza.

A programação conta ainda com a participação da assessora do China Development Research Foundation e de desenvolvimento infantil do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Mary E. Young; a diretora da Fundação Bernard Van Leer, Cecilia Vaca Jones; o assessor de economia do Departamento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Norbert Schady, entre outros.

Ainda durante o seminário, está previsto que representantes de 24 estados e do Distrito Federal assinem um documento reafirmando o compromisso de dar continuidade ao programa Criança Feliz, presente em 2.622 municípios brasileiros. O programa já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes. São mais de 12 milhões de visitas domiciliares realizadas por cerca de 16 mil profissionais, que orientam as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e daquelas com até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

ANUP e a primeira infância
A ANUP tem sido uma parceira fundamental do governo em relação ao incentivo no cuidado com a primeira infância. Prova disso foi o programa criado pela Associação, o Instituição Parceira da Primeira Infância, que visa apontar ações e dar oportunidade para que as Instituições de Ensino Superior possam trabalhar o tema com professores, alunos e comunidade.
O programa também conta com uma disciplina sobre primeira infância, desenvolvida pela Associação, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e que já foi adotada por 142 IES associadas à ANUP.

Referência: ANUP

link para programação do evento:
http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/crianca_feliz/Programação%20port07mar.pdf

Remodal