Notícias

Img

A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) recebeu na última segunda, 19, a Ordem do Mérito Princesa Isabel. A condecoração foi concedida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) a pessoas ou instituições que prestaram notáveis serviços na proteção, defesa, garantia e promoção dos Direitos Humanos. A solenidade foi realizada em Brasília (DF) também em alusão ao Dia dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.

Carol Maciel, Diretora Executiva da Rede Mondó, projeto social desenvolvido pela ANUP na Ilha do Marajó (PA), recebeu a honraria pessoalmente das mãos da ministra Cristiane Britto e da ex-ministra da pasta e senadora eleita Damares Alves (Republicanos).

A condecoração foi concedida à ANUP em reconhecimento não só às ações desenvolvidas no âmbito da ANUP Social, a exemplo da Rede Mondó e da causa da Primeira Infância, como pelo trabalho da entidade em defesa da Educação Superior de qualidade.

“Recebemos essa outorga com muita satisfação, sobretudo porque ela representa o reconhecimento do governo federal às ações que a ANUP vem desenvolvendo com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos no ambiente educacional, não só por meio do trabalho com a Rede Mondó, mas também pelo trabalho desenvolvido com a causa da Primeira Infância. Nosso propósito é defender a Educação como instrumento para a transformação de vidas. Essa condecoração sinaliza que temos trilhado um caminho bem-sucedido nesse sentido”, afirmou Carol.


Além da ANUP, mais de 80 entidades e figuras públicas receberam a Ordem do Mérito Princesa Isabel.

De acordo com a ministra Cristiane Britto, a honraria foi pensada ainda nos primeiros anos da gestão do ministério, mas teve de ser adiada por causa da pandemia. “Ela simboliza o devido agradecimento àqueles que contribuíram para essa pauta, a difícil batalha de promover o pleno desenvolvimento humano no Brasil. Homenageamos vocês lembrando a história da Princesa Isabel, uma mulher que estava à frente do seu tempo, que atuava em prol dos mais vulneráveis, dos Direitos Humanos. Essa homenagem é para brasileiros que reconhecem, de verdade, o valor dos Direitos Humanos”, destacou a ministra.

Foto (destaque): Clarice Castro/MMFDH

Remodal