Notícias

Img

A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) acompanhou nesta quinta, 15, a reunião do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras com o ex-ministro Henrique Paim, coordenador do núcleo de Educação da equipe de transição do novo governo federal.

Representantes das 10 entidades que integram o Fórum participaram do encontro, realizado em Brasília (DF), de maneira presencial e por videoconferência. A presidente da ANUP, Elizabeth Guedes, participou de maneira remota; o vice-presidente da Associação, Juliano Griebeler, e a diretora executiva Larissa Martino, acompanharam a reunião presencialmente.

O grupo apresentou a Paim o Plano Nacional de Graduação (PNG), documento elaborado durante os últimos dois anos – com a contribuição de especialistas e mais de 500 representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil – que apresenta propostas voltadas ao avanço do Ensino Superior do Brasil, sobretudo em aspectos relacionados ao financiamento, avaliação e regulação, docência e à relação entre universidades e a sociedade civil.

O objetivo do Fórum é que o documento forneça subsídios à nova gestão do Ministério da Educação (MEC).

Paim, por sua vez, comprometeu-se a entregar o documento pessoalmente à nova equipe do MEC. O ex-ministro afirmou que tudo o que foi discutido sobre o PNG durante a reunião de hoje está alinhado com o relatório final produzido pela equipe coordenada por ele durante a transição.

“Temos desafios importantes tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. Este é um momento histórico. A retomada de diálogo é a principal demanda do ministério. Nosso objetivo é construir uma agenda de desenvolvimento do Brasil onde a educação tenha um lugar importante”, anunciou Paim.

Remodal