Notícias

Img

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, EPSJV/Fiocruz, lançou o Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas durante a pandemia. O texto destaca as questões sanitárias, a transmissão da Covid-19 e a implementação de boas práticas de biossegurança que possam auxiliar na prevenção da doença nas escolas. Também reúne normas e diretrizes para retomada das aulas em segurança.

O manual está organizado em quatro partes: Sobre a Covid-19; Sobre a organização geral da escola para atividades de ensino presenciais; Recomendações gerais para o deslocamento; e Sugestões para a saúde do trabalhador.

Segundo a coordenadora geral de Ensino Técnico da EPSJV/Fiocruz, Ingrid D’avilla, que fez parte da equipe que elaborou o documento, o manual se refere às escolas de modo geral: “É importante reconhecer que as discussões não contemplam aspectos específicos dos diferentes níveis e modalidades educacionais. Optou-se por um recorte mais transversal”.

Conforme os estudos científicos avançarem sobre a transmissão do vírus e a doença, o manual será atualizado, considerando também as publicações e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. A cartilha está disponível em formato digital.

Referência: Anup com informações da Agência Fiocruz.

Remodal