Notícias

Img

Em ofício enviado na última quarta, 10, ao presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) solicitou a ampliação do prazo para que a entidade envie contribuições destinadas ao aprimoramento do texto da Resolução CNE/CES n.º 1/2016, que estabelece as diretrizes e normas nacionais da Educação a Distância (EaD).

No dia 2 deste mês, o CNE publicou um ofício estipulando em apenas dez dias o prazo para o encaminhamento das sugestões. O período acaba, portanto, nesta sexta, 12.

Para a ANUP, o prazo é curto e insuficiente para enviar contribuições, devido à complexidade do tema e ao intenso debate sobre EaD no país. Esse debate se intensificou neste ano, após o MEC anunciar medidas para revisar o marco regulatório deste tipo de ensino.

A Associação defende que, mesmo responsável por proporcionar educação de qualidade em todo o país, a EaD ainda é tratada com preconceito. Isso demonstra um desconhecimento sobre aspectos cruciais dessa modalidade para garantir acesso e permanência no Ensino Superior.

O contexto, portanto, implica em um aprofundamento das discussões e debates, sobretudo envolvendo agentes responsáveis pela oferta de cursos a distância. Só assim, completa a ANUP, será possível produzir um material capaz de permitir a elaboração de diretrizes e normas capazes de traduzir a realidade da EaD no país.

Foto: Marcelo Camargo/ Ag. Brasil

 

Remodal